quinta-feira, 31 de julho de 2008

Entenda o VOZ ATIVA

Objetivo do VOZ ATIVA

O objetivo do projeto VOZ ATIVA é oferecer aos adolescentes em iminência de ameaça de morte um espaço de discussões e reflexões que possibilite o protagonismo juvenil através de produções culturais.

Objetivos Específicos do Voz Ativa

Criar uma rede de autogestão de direitos dos jovens, em iminência de ameaça de morte, das comunidades do Distrito Federal.

Realizar oficinas com jovens, em iminência de ameaça de morte, sobre autogestão, produção musical, direitos humanos com recorte em gênero e etnia racial na perspectiva das políticas afirmativas.

Aproximar jovens brasileiros das discussões sobre o compromisso social e político.

Evidenciar a importância da voz dos moradores da periferia, expondo a sua cultura.

Gravar coletânea de rap com 10 músicas produzidas a partir de experiências vivenciadas pela juventude periférica do DF.

METODOLOGIA

São 10 cidades. Cada cidade um grupo de RAP. Divididos e masculinos e femininos. Esses jovens discutiram temas relacionados ao seu dia a dia, dentro da pauta dos Direitos Humanos.
Os encontros foram aos Sábados, tendo durante a semana, discussões em grupo via internet, via Orkut, Blog e Email's, onde trocamos experiência entre as cidades.

O projeto teve 3 fases:

A formação e troca de experiências. Produção Musical (Gravação das musicas) paralelo a isso, os grupos organizaram atividades culturais, pré definidas por eles, nas cidades, criando movimento e descentralizando a cultura. A ultima fase e a prensagem do CD + revista do projeto e lançamento do mesmo.


FOTOS DOS ENCONTROS:































































FOTOS NO ESTUDIO:

Durante a última semana, os grupos do projeto "Voz Ativa" estiveram em estúdio para gravar as músicas que irão sair na coletânea, que é o produto final do projeto.



Cada grupo expôs em música o seu estilo e levada com o auxílio do rapper Japão que tem 19 anos de experiência na vertente do RAP, e da produção nacional de Ariel Feitosa que, além de contribuir com a produção, sempre deu dicas aos grupos de como melhorar a forma de passar a voz e utilizar macetes para que a gravação ficasse excelente!

O resultado final vocês poderão conferir em meados de novembro, mês previsto para o lançamento da coletânea! Mas já adiantamos que não há como não aplaudir!


























Realização: CUFA DF e Educação em Foco
Metodologia: Espaço Publico Saudavel
Apoio Institucional: Secretaria Especial dos Direitos Humanos

4 comentários:

Unknown disse...

po o blog ta muito bom bem bolado mais parece que ninguem ta participando sou o primeiro a comentar algo, mais ai sempre quando eu puder estarei interagindo com a rapa
abraço!!!

Unknown disse...

as fotos ja me trais varias recordações mais ai tem que renova-las, pois afinal, tem muitos momentos pra ser relembrados

Unknown disse...

estou muito feliz por estar participando de um projeto desse!!!!!!!!!!
ta sendo muito importante p/ meu crescimento obrigado vcs estão de parabéns é nóis cufa df familia voz ativa sempre juntos...valew mc' tata com todo respeito

Anônimo disse...

Olá pessoal, parabéns pela iniciativa!!!! Tenho certeza que cada um, a sua maneira, oferece sua contribuição, somando esforços para um trabalho de sucesso. Atuando de forma direta ou indireta. Parabéns a todos, seguido de um forte abraço a tod@s, e em especial a Max Maciel, Roberto Neiva e Everardo Aguiar.